
História (Licenciatura)
Sobre o Curso
A História é o campo do conhecimento que estuda o passado humano em seus vários aspectos, tais como economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. O historiador investiga e interpreta criticamente documentos, manuscritos, gravações, filmes, objetos, jornais, fotos, etc., buscando resgatar a memória e ampliar a compreensão dos acontecimentos.
Perfil do Profissional
Capacidade de reflexão e crítica na leitura e elaboração de textos acadêmicos, no exame de documentos, na preparação de planos de aula e em pesquisas necessárias ao exercício do magistério.
Em que trabalha o Profissional
Com licenciatura, o graduado em História está apto para dar aulas de História Geral e do Brasil para o ensino fundamental, médio e em pré-vestibulares, e aulas de Geografia para o ensino fundamental. O curso possibilita realizar pesquisas em institutos, universidades e em áreas do saber que necessitem do conhecimento histórico, produzir e avaliar material didático para o ensino presencial e a distância para editoras ou instituições de ensino. O campo é amplo também na assessoria/consultoria de cineastas e roteiristas de TV no levantamento de dados históricos para filmes de época e documentários, produção de vídeo e peças de teatro. O historiador é ainda um profissional de grande importância quando proporciona suporte cultural para profissionais de áreas afins, podendo atuar em arquivos públicos e privados, casas de cultura e museus.
Matriz Curricular
Estrutura Curricular
Curso: 00006 - HISTÓRIA
Habilitação: 1 - LICENCIADO(A) EM HISTÓRIA
Grade: 5 - GRADE 2020/1
Matriz Aplicada: 7334
PERÍODO DA DISCIPLINA | CÓDIGO DA DISCIPLINA | DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA (Hora Aula) | CARGA HORÁRIA (Hora relógio) |
1 | 151786 | Antiguidade - As origens do Homem: do paleolítico às primeiras civilizações | 40 | 33,33 |
1 | 151822 | História da África: Antiguidade, Impérios e Diásporas | 80 | 66,67 |
1 | 151831 | Introdução à História da Arte, da Imagem e do Patrimônio | 40 | 33,33 |
1 | 151832 | Introdução ao Pensamento Histórico-Filosófico | 80 | 66,67 |
1 | 150686 | Introdução ao Pensamento Teológico | 40 | 33,33 |
1 | 150841 | Métodos e Técnicas de Pesquisa | 40 | 33,33 |
1 | 150879 | Oficina de Interpretação de Textos Acadêmicos | 40 | 33,33 |
1 | 151848 | Práticas Pedagógicas Orientadas e Caracterização | 40 | 33,33 |
2 | 150334 | Diversidade Étnico Cultural | 40 | 33,33 |
2 | 151821 | História Antiga: a civilização greco-romana e as origens da cultura ocidental | 80 | 66,67 |
2 | 151823 | História da Ásia: do Oriente Médio às potências asiáticas | 40 | 33,33 |
2 | 150684 | Introdução ao Pensamento Econômico | 40 | 33,33 |
2 | 151834 | Laboratório de Ensino de História: Intersecções entre História, Cinema e Literatura | 40 | 33,33 |
2 | 150820 | Memória, Pensamento e História | 40 | 33,33 |
2 | 151840 | Oficina de Didática: Trajetória Histórica e Formação do Professor | 40 | 33,33 |
2 | 151853 | Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 40 | 33,33 |
2 | 151856 | Técnicas de Linguagem e Comunicação para docentes | 40 | 33,33 |
3 | 151783 | Alta Idade Média: das origens à consolidação do feudalismo | 80 | 66,67 |
3 | 152704 | Brasil Colonial: Mundo Atlântico, Economia e Sociedade | 40 | 33,33 |
3 | 152703 | Introdução aos Estudos Históricos e Geográficos | 80 | 66,67 |
3 | 151839 | Oficina de Didática: Reflexões da Docência | 40 | 33,33 |
3 | 151841 | Oficina de Produção de Textos Acadêmicos | 40 | 33,33 |
3 | 151843 | Práticas e Técnicas Assistivas à Inclusão | 40 | 33,33 |
3 | 151092 | Sociologia Clássica | 80 | 66,67 |
4 | 151789 | Baixa Idade Média: a crise do feudalismo e as origens da modernidade | 80 | 66,67 |
4 | 152705 | Brasil Colonial: O Extrativismo Aurífero e a Crise do Colonialismo | 80 | 66,67 |
4 | 152706 | Cultura e Sociedade Ameríndia | 40 | 33,33 |
4 | 151806 | Fundamentos da Ética Natural e Direitos Humanos | 40 | 33,33 |
4 | 151829 | História Moderna: A formação dos Estados absolutistas e da sociedade mercantil | 80 | 66,67 |
4 | 150876 | Oficina de Entendimento e Elaboração do Processo Avaliativo | 40 | 33,33 |
4 | 150934 | Política Educacional e Organização da Educação Brasileira | 40 | 33,33 |
5 | 151785 | América: Sistema Colonial e Processos de Independência | 80 | 66,67 |
5 | 151792 | Brasil Monárquico: Período Joanino e Primeiro Reinado | 40 | 33,33 |
5 | 151793 | Brasil Republicano: Ascensão e Queda do Liberalismo Oligárquico | 40 | 33,33 |
5 | 151796 | Contemporaneidade: Liberalismo e Sociedade Burguesa | 80 | 66,67 |
5 | 151830 | História Moderna: As Revoluções Liberais e a Consolidação da Sociedade Capitalista | 80 | 66,67 |
5 | 151844 | Práticas Inclusivas para Surdos (LIBRAS) | 40 | 33,33 |
5 | 152733 | Práticas Pedagógicas Orientadas em História e Geografia | 40 | 33,33 |
6 | 150046 | Ambiente e Sustentabilidade | 40 | 33,33 |
6 | 151784 | América Contemporânea | 40 | 33,33 |
6 | 152708 | Brasil Monárquico: Das Regências ao Segundo Reinado | 40 | 33,33 |
6 | 151794 | Brasil Republicano: do liberalismo oligárquico à Nova República | 80 | 66,67 |
6 | 151795 | Contemporaneidade: da ascensão totalitária ao neoliberalismo | 80 | 66,67 |
6 | 151804 | Estudos Geográficos Avançados: Geopolítica e Relações internacionais | 80 | 66,67 |
6 | 151838 | Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia e História no Ensino Médio | 40 | 33,33 |
7 | 152738 | Antropologia Cultural: matrizes indígenas e afro-brasileiras | 80 | 66,67 |
7 | 150333 | Discussão Sobre as Práticas Observadas no Ensino Fundamental e Médio | 40 | 33,33 |
7 | 150550 | Gestão do Espaço Educacional | 40 | 33,33 |
7 | 152735 | História da Arte Brasileira | 80 | 66,67 |
7 | 152737 | Pensamento Social e Político Brasileiro | 80 | 66,67 |
7 | 152734 | Práticas Pedagógicas Orientadas de História no Ensino Fundamental - Anos Finais | 40 | 33,33 |
7 | 152736 | Teorias da História | 40 | 33,33 |
8 | 150096 | Atividades Complementares/Orientação | 10 | 8,33 |
8 | 152739 | Brasil Republicano: da Redemocratização à crise do republicanismo | 40 | 33,33 |
8 | 151187 | Estágio Supervisionado | 40 | 33,33 |
8 | 152740 | Estudos Históricos Avançados | 40 | 33,33 |
8 | 151203 | Filosofia da Educação | 80 | 66,67 |
8 | 152742 | História da África Moderna e Contemporânea | 40 | 33,33 |
8 | 152648 | Laboratório de materiais pedagógicos e recursos tecnológicos | 80 | 66,67 |
8 | 152741 | Práticas Pedagógicas Orientadas de Geografia no Ensino Fundamental - Anos Finais | 40 | 33,33 |
8 | 151094 | Sociologia Contemporânea | 80 | 66,67 |
8 | 151178 | Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação | 40 | 33,33 |
Produção e Apresentação de TCC | 40 | 33,33 | ||
Atividades Complementares | 240 | 200 | ||
Estágio in loco | 480 | 400 | ||
Carga Horária Total do Curso | 4.050 h/a | 3.375 horas |
Autorização: Decreto n°. 68.450 de 31/03/1971
Reconhecimento: Decreto Federal n.º 73.531, de 22.01.1974 (D.O.U. em 23.01.1974)
Renovação: Portaria MEC n.º 914 de 27.12.2018 (D.O.U. em 28.12.2018, Seção 1, p. 144)
Corpo Docente
Ficou com dúvidas?
Os portadores de diploma de graduação são dispensados de Processo Seletivo.
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No ato da matrícula, o candidato deve entregar uma declaração atualizada da escola informando que concluiu o Ensino Médio e que seu histórico escolar está em fase de confecção. O mesmo também deve conter o prazo no qual o documento ficará pronto.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Sim. A Instituição é credenciada junto ao Governo Federal nos programas ProUni e FIES.
A Instituição possui uma Política de Descontos e Bolsa Filantrópica. Clique aqui conheça todas as modalidades de desconto
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193