
Pedagogia (Licenciatura) EAD
Sobre o Curso
O Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia - Modalidade a Distância - tem como proposta a formação de futuros professores, coordenadores e gestores para atuar em espaços escolares e não escolares, que possam efetivamente desempenhar papéis que contribuam para o crescimento e desenvolvimento infantil, de adolescentes e de adultos, tornando-os profissionais conscientes, para exercer atividades educativas de qualidade e buscar a excelência na sua atuação profissional.
Com relação à docência na Educação Básica, o profissional estará capacitado para ser mediador do processo de aprendizagem de seus alunos e da produção de conhecimento, compreendendo e preparando os alunos dentro de condições didáticas fundamentais à educação escolar de qualidade.
A Matriz Curricular do Curso proporciona ao aluno domínio dos princípios e métodos de ensino, que são primeiramente embasados em conhecimentos históricos, antropológicos, psicológicos, linguísticos, políticos, econômicos filosóficos, sociológicos e ecológicos, bem como as dimensões administrativas e pedagógicas da escola. De modo que possa planejar, avaliar e executar as atividades educativas que resultem em efetivas aprendizagens.
O currículo traz embasamento humanista/crítico, estimulando o pensar e intervir na sociedade, provocando reflexões para um posicionamento contra as desigualdades sociais, entendendo o processo educativo como propulsor da garantia de oportunidades iguais a todos. Por meio da formação específica, o curso oferece subsídios ao educador para que possa fazer conexões da teoria com a prática e, assim, proporcionar uma atuação transformadora nos ambientes escolares e extraescolares.
Perfil do Profissional
Polivalente e multifuncional; capacidade para lidar com situações-problema; espírito crítico e respeito às manifestações e diversidades sociais e de opinião, gênero, crença e religião; envolvimento e responsabilidade; compromisso ético para a construção de uma sociedade igualitária, seja nos espaços escolares, seja fora dele.
Em que trabalha o Profissional
Como docente...
desenvolve atividades na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos e nas disciplinas pedagógicas do Curso Normal.
Ainda no ambiente escolar...
pode atuar na coordenação e gestão pedagógica, supervisão escolar, orientador educacional e como assistente educacional em órgãos públicos. Também estará capacitado para a elaboração de projetos educacionais de aplicação geral ou específica.
E nos ambientes não escolares...
Pode atuar na coordenação e direção e também, como pedagogo hospitalar e empresarial, desenvolver treinamento e seleção em RH, prestar assessoria e consultoria educacional em instituições, atuar como pedagogo social em ONG’s e atuar em editoras, museus, espaços culturais na elaboração e análise de materiais didáticos, brinquedos e outros, trabalhando em equipes multidisciplinares (sociais, mídia, etc.).
Matriz Curricular
Estrutura Curricular
Curso: 00132 - PEDAGOGIA - EAD
Habilitação: 1 - LICENCIADO(A) EM PEDAGOGIA
Grade: 2 - grade 2022/1
Matriz Aplicada: 11348
PERÍODO DA DISCIPLINA | CÓDIGO DA DISCIPLINA | DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA (Hora Aula) | CARGA HORÁRIA (Hora relógio) |
1 | 152589 | Filosofia da Educação | 80 | 66,67 |
1 | 152590 | História da Educação: da pré-história à Idade Média | 80 | 66,67 |
1 | 152585 | Introdução ao Pensamento Teológico | 40 | 33,33 |
1 | 152586 | Métodos e Técnicas de Pesquisa | 40 | 33,33 |
1 | 152587 | Oficina de Interpretação de Textos Acadêmicos | 40 | 33,33 |
1 | 155240 | Práticas Pedagógicas Orientadas: Atividade-científico cultural e caracterização do campo educacional | 40 | 33,33 |
1 | 152591 | Sociologia da Educação | 80 | 66,67 |
2 | 152592 | Diversidade Étnico Cultural | 40 | 33,33 |
2 | 152599 | Ética Aplicada à Prática Docente | 40 | 33,33 |
2 | 152596 | História da Educação: da modernidade à contemporaneidade | 80 | 66,67 |
2 | 152597 | Introdução ao Pensamento Filosófico | 40 | 33,33 |
2 | 152600 | Legislação da Educação Brasileira e as medidas socioeducativas | 40 | 33,33 |
2 | 152595 | Oficina de Didática: trajetória histórica e formação de professor | 40 | 33,33 |
2 | 152598 | Práticas Pedagógicas Orientadas: Educação Infantil e Ensino Fundamental | 40 | 33,33 |
2 | 152593 | Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 40 | 33,33 |
2 | 152594 | Técnicas de Linguagem e Comunicação para docentes | 40 | 33,33 |
3 | 152606 | Alfabetização e Letramento: concepção e perspectivas atuais | 40 | 33,33 |
3 | 152609 | Avaliação Educacional | 40 | 33,33 |
3 | 152610 | Conteúdos e Práticas na Educação de Jovens e Adultos | 40 | 33,33 |
3 | 152608 | Currículos e Programas: das teorias tradicionais às teorias críticas | 40 | 33,33 |
3 | 152607 | Fundamentos, Métodos e Práticas na Educação Infantil | 40 | 33,33 |
3 | 152605 | Mediação e resolução de Conflitos no ambiente escolar | 40 | 33,33 |
3 | 152601 | Oficina de Didática: Reflexões da docência | 40 | 33,33 |
3 | 152603 | Oficina de Produção de Textos Acadêmicos | 40 | 33,33 |
3 | 155241 | Práticas e Técnicas Assistidas à Inclusão | 40 | 33,33 |
3 | 152604 | Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem: aspectos pedagógicos | 40 | 33,33 |
4 | 152615 | Alfabetização e Letramento: práticas pedagógicas e jogos de linguagem | 40 | 33,33 |
4 | 152619 | Atuação da Pedagogia em espaços não-escolares | 40 | 33,33 |
4 | 152617 | Currículos e Programas: teorias do pós-estruturalismo às pós- modernas | 40 | 33,33 |
4 | 152614 | Estudos e Desenvolvimento Sócio Emocional | 40 | 33,33 |
4 | 152613 | Fundamentos da Ética Natural e Direitos Humanos | 40 | 33,33 |
4 | 152616 | Fundamentos, Métodos na Educação Infantil: Práticas pedagógicas e perspectivas atuais | 40 | 33,33 |
4 | 152618 | Linguagem e Tecnologia aplicada à educação | 40 | 33,33 |
4 | 152611 | Oficina de Entendimento e elaboração do Processo Avaliativo | 40 | 33,33 |
4 | 152612 | Política Educacional e Gestão da Educação Brasileira | 40 | 33,33 |
4 | 155242 | Práticas para Educação Orientada: Gestão, Supervisão e Coordenação Pedagógica escolar e espaços não | 40 | 33,33 |
5 | 152623 | Coordenação do Trabalho Pedagógico | 40 | 33,33 |
5 | 152657 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da Matemática na Educação Infantil | 40 | 33,33 |
5 | 152627 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Arte | 40 | 33,33 |
5 | 152628 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Ciências na Educação Infantil | 40 | 33,33 |
5 | 152625 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Língua Portuguesa na Educação Infantil | 40 | 33,33 |
5 | 152626 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas História e geografia na Educação Infantil | 40 | 33,33 |
5 | 152622 | Gestão Escolar: práticas pedagógicas e formação de professores | 80 | 66,67 |
5 | 150739 | Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) | 40 | 33,33 |
5 | 152624 | Projeto de Intervenção Preventiva no Ambiente Escolar | 40 | 33,33 |
6 | 152629 | Ambiente e Sustentabilidade | 40 | 33,33 |
6 | 152635 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da Geografia no Ensino Fundamental-Anos Iniciais | 40 | 33,33 |
6 | 152634 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da História no Ensino Fundamental-Anos Iniciais | 40 | 33,33 |
6 | 152637 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Ciências no Ensino Fundamental-Anos Iniciais | 40 | 33,33 |
6 | 155243 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental- Anos Inici | 40 | 33,33 |
6 | 152633 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Matemática no Ensino Fundamental-Anos Iniciais | 80 | 66,67 |
6 | 152636 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Movimento Corporal | 40 | 33,33 |
6 | 152631 | Projeto de Intervenção Curativa no Ambiente Escolar | 40 | 33,33 |
6 | 152630 | Supervisão do Trabalho Pedagógico | 40 | 33,33 |
7 | 152644 | Atendimento Educacional Especializado (AEE) | 40 | 33,33 |
7 | 152783 | Ensino Híbrido e metodologias ativas | 40 | 33,33 |
7 | 152642 | Laboratório de Confecção de Materiais Pedagógicos na Educação de Jovens e Adultos | 40 | 33,33 |
7 | 152639 | Literatura Infantil e as práticas de leitura na escola | 80 | 66,67 |
7 | 152645 | Neurociência Aplicada à Educação | 40 | 33,33 |
7 | 152652 | Pensamento Pedagógico Brasileiro | 80 | 66,67 |
7 | 152641 | Projeto de pesquisa e Organização do Trabalho acadêmico | 40 | 33,33 |
7 | 152640 | Psicomotricidade | 40 | 33,33 |
8 | 151194 | Atividades Complementares/Orientação | 10 | 8,33 |
8 | 151185 | Estágio Curricular Supervisionado | 40 | 33,33 |
8 | 152650 | Gerontologia Aplicada à Educação | 40 | 33,33 |
8 | 152648 | Laboratório de materiais pedagógicos e recursos tecnológicos | 80 | 66,67 |
8 | 152643 | Oficina de Musicalização | 40 | 33,33 |
8 | 152647 | Práticas de Gestão Escolar: Projeto político-pedagógico | 80 | 66,67 |
8 | 152646 | Projeto de Intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem | 80 | 66,67 |
8 | 152651 | Projetos Interdisciplinares e Transdisciplinares | 40 | 33,33 |
8 | 152649 | Resolução de problemas e o letramento matemático | 40 | 33,33 |
8 | 151178 | Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação | 40 | 33,33 |
Produção e Apresentação de TCC | 40 | 33,33 | ||
Atividades Complementares | 240 | 200 | ||
Estágio in loco | 480 | 400 | ||
Proj de Atend Ped e Psicoped para Crianças com Dif de Aprend | 168 | 140 | ||
Carga Horária Total do Curso | 4.218 h/a | 3.515 horas |
Autorização: Decreto n°. 68.450 de 31/03/1971
Reconhecimento: Decreto Federal n.º 73.531, de 22.01.1974 (D.O.U. em 23.01.1974)
Renovação: Portaria MEC n.º 914 de 27.12.2018 (D.O.U. em 28.12.2018, Seção 1, p. 144)
Corpo Docente

Angélica Miyuki Farias
Graduada em Bacharel em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (1986), Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Atualmente é professora de graduação e Professora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Tem experiência na área de Linguística Aplicada com ênfase em ensino-aprendizagem de línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas para fins específicos, elaboração e avaliação de materiais didáticos, ensino-aprendizagem pelas múltiplas mídias, propostas didáticas pautadas pela perspectiva dialógica de linguagem.
Ficou com dúvidas?
Os portadores de diploma de graduação são dispensados de Processo Seletivo.
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No ato da matrícula, o candidato deve entregar uma declaração atualizada da escola informando que concluiu o Ensino Médio e que seu histórico escolar está em fase de confecção. O mesmo também deve conter o prazo no qual o documento ficará pronto.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Sim. A Instituição é credenciada junto ao Governo Federal nos programas ProUni e FIES.
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Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193